//
você está lendo...
Avaliação de Empresas, IFRS

APSIS participa de debate internacional sobre regulamentação da avaliação de empresas

A APSIS formou um grupo de estudo para discutir o papel do avaliador de empresas no âmbito internacional. A organização que lidera o debate é o International Valuation Professional Board (www.ivsc.org). O IVPB é sediado em Londres e lançou um discussion paper sobre o assunto.

Crise, gatilho de regulação

Depois da crise financeira deflagrada em 2008 aumenta a busca para aperfeiçoar as metodologias de avaliação. Historicamente, observamos que em momentos pós crise, novas regulações são propostas e instituições são criadas. Um exemplo é o surgimento da USPAP, que nasceu a reboque da crise dos anos 80.  (explicar o que é o USPAP..)

Falta  ainda  regulação específica no Brasil

O que complica no caso brasileiro é que ainda não existe uma instituição para regular as empresas especializadas em avaliação de negócios. Como é o caso da IVSC.

Em especial desde a implantação do IFRS em 2010 nós, os avaliadores, temos  nos  deparado com o desafio de normatizar os processos de avaliação. Desde a mudança da lei das S.A. em 2001 quando foi o introduzido o valor do conceito econômico, o avaliador deixou de ser um coadjuvante que entrava na fase posterior a operação.  Antes o avaliador era chamado depois das operações.  Hoje, na APSIS  somos constantemente chamados para participar de operações de fusões e aquisições de empresas. Os números precisam ser mais transparentes para o mercado.

Na falta de uma norma brasileira para avaliação de negócios, o risco é a empresa se deparar com avaliadores de diferentes metodologias.  Para contornar este problema, a APSIS segue o USPAP (Uniform Standard of Professional Apraisal Practice) desde 2000 e está constantemente engajada em iniciativas de instituiçoes como a do IVPB. Mas o ideal é que o assunto seja tratado internamente no Brasil, e que uma instituição lidere o processo de regulamentação e posteriormente de certificação.

Anúncios

Sobre Hildete Vodopives

Hildete de Moraes Vodopives is founder of Brazil Global and of the Harvard Strategists Bureau. She is a member of the Brazilian Investment Analysts Association (APIMEC-Rio) where she served as Corporate Relations Director and later, on the board. Hildete advises companies doing business in Brazil. She lives between Paris and Rio and is a member of the Harvard Club of Paris and of the Mercosur Women’s Forum.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: