//
você está lendo...
M&A

Pesquisa sobre o mercado de M&A nos EUA aponta tendência de recuperação e Brasil está no foco dos compradores

Depois de vários anos em declínio, a confiança dos líderes da indústria de fusões e aquisições (M&A) nos Estados Unidos dá sinais de melhoras. É o que aponta uma pesquisa feita pelo escritório de advocacia americano Dykema.
De acordo com a 6º Dykema Anual M & A do Outlook Survey, 38% dos entrevistados acreditam que o mercado será melhor em 2011, 52% estão neutros em relação à perspectiva para os próximos 12 meses e apenas 10% consideraram que o mercado poderia se tornar mais fraco.

Fatores macro pesam menos na balança
Embora as condições macroeconômicas dos EUA continuem a afetar os negócios, o número de executivos que acredita em fatores macro como vetor da atividade de M&A caiu de 31% para 22,50%. Uma leitura para estes números é a de que os executivos começam a perceber oportunidades, mesmo quando o quadro econômico ainda mostra sinais de dificuldade.
Emergentes no foco dos negócios
Não é exatamente uma surpresa o fato de que China, Brasil e Índia sejam os países onde os entrevistados pretendem investir em 2011. O fato de que estes gigantes emergentes estejam no topo da lista nos EUA reflete o crescimento da ideia dos mercados emergentes como estratégia de crescimento nos próximos anos. Note-se a ausência da Rússia entre os países destacados. O “R” dos BRIC tem frequentemente sido omitido nas listas dos países mais desejáveis, dado o seu maior risco geopolítico.
Compradores estratégicos e Private Equity
Os compradores estratégicos, que buscam as pechinchas num mercado depreciado, ainda são os maiores causadores de M & A atividade. Por outro lado, a pesquisa indica que os compradores de private equity também estão voltando.
Salto de Confiança
Os dados refletem um grande salto de confiança. Em 2008, apenas 16% dos entrevistados acreditavam que a atividade de M & A seria mais forte no ano seguinte. A confiança havia atingido o pico em 2005, quando mais de 80% dos respondentes consideraram que o M & A no mercado iria crescer mais forte em 2006.

Anúncios

Sobre Hildete Vodopives

Hildete de Moraes Vodopives is founder of Brazil Global and of the Harvard Strategists Bureau. She is a member of the Brazilian Investment Analysts Association (APIMEC-Rio) where she served as Corporate Relations Director and later, on the board. Hildete advises companies doing business in Brazil. She lives between Paris and Rio and is a member of the Harvard Club of Paris and of the Mercosur Women’s Forum.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: