//
você está lendo...
Riqueza

Cresce número de milionarios no Brasil

Não são apenas as empresas e os fundos de investimento que estão se beneficiando com o aquecimento da economia brasileira . O círculo virtuoso repercute também na riqueza das pessoas em todos os níveis da sociedade. Os mais pobres vão para a classe media e os intermediarios na escala começam a romper a marca do primeiro milhão.  Esta é a boa noticia que vem se repetindo nas pesquisas das consultoriras Boston Consulting Group e Capgemini e fundamentadas nos dados recolhidos pela ANBIMA.

Brasil é destaque entre os emergentes

Ao lado de China e Índia, o Brasil faz parte do grupo de países emergentes onde a expansão da riqueza foi mais acelerada. O grupo de milionários brasileiros cresce rapidamente e os efeitos são sentidos tanto no consumo de artigos de luxo como na ponta de investimentos mais sofisticados,  impulsionando a crescente indústria de asset management.

Estatísticas recentes variam mas mantém indicação de crescimento

Segundo a consultoria francesa Capgemini, o país está na 11ª posição do ranking de nações com o maior número de milionários. O estudo foi feito em junho para o banco norte-americano Merrill Lynch. O Brasil ganhou 16 mil novos milionários no ano passado, e contaria com um total de 147 mil. Em 2007, o mesmo estudo já indicava um número de 143 mil milionários, um pulo de quase 20% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, dados de julho de 2010 do Boston Consulting Group indicavam existir no Brasil mais de 127 mil famílias com mais de um milhão de dólares.

Outro ponto relevante foram os dados divulgados em novembro pela Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Segundo a instituição, o número de milionários brasileiros  subiu de novo e ultrapassou a marca de  150 mil pessoas. O estudo considera milionário indivíduos com mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros.

Como estas fortunas estão alocadas

Combinada, a  riqueza financeira do grupo de milionários totaliza R$ 337 bilhões, de acordo com a ANDIMA.  42%  está alocada em fundos de investimento. Em seguida, na preferência de investimentos vêm os títulos públicos que  respondem por 34% e por último ações  com 19%.

Oportunidade para novos players em serviços financeiros

O mercado de asset management brasileiro é bastante sofisticado, tendo crescido nos anos 1980 e 90, época de inflação alta e instabilidade econômica.

A ascensão dos bancos privados é outra prova do crescimento da riqueza brasileira.  Mais e mais instituições financeiras estão oferecendo alternativas de investimento para o novo milionário dos trópicos.

Diversificação geográfica

Apesar da maior concentração de asset managers ainda ser em São Paulo, a riqueza cresce em todo o Brasil, o que faz com que novos gestores de recursos e consultorias de investimentos comecem a surgir em outras regiões. Em especial no sul do país, onde é grande o nível de industrialização.

Inflação corroendo o poder de compra

Embora o nível de riqueza esteja crescendo, é bom não esquecer que os preços estão também subindo rapidamente. Serviços e alimentos são os dois componentes de maior influência no recente acréscimo do IPCA-15 novembro que subiu 0,86% ao mês. No ano, o índice subiu de 5,20% para 5,47%.

Anúncios

Sobre Hildete Vodopives

Hildete de Moraes Vodopives is founder of Brazil Global and of the Harvard Strategists Bureau. She is a member of the Brazilian Investment Analysts Association (APIMEC-Rio) where she served as Corporate Relations Director and later, on the board. Hildete advises companies doing business in Brazil. She lives between Paris and Rio and is a member of the Harvard Club of Paris and of the Mercosur Women’s Forum.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: