//
você está lendo...
Imoveis

Contas do setor imobiliario

RIO – O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) emitiu um comunicado técnico para orientar os auditores independentes na análise e discussão do registro contábil das operações de incorporação imobiliária. De acordo com o documento, o instituto considera que as receitas e os custos das operações de incorporação imobiliária devem ser registrados somente após a entrega efetiva do imóvel e não conforme o andamento da obra.

No documento, o Ibracon reconhece que não é transferido aos promitentes compradores o controle da obra em andamento, ficando este sob responsabilidade da incorporadora. “A incorporadora tem total envolvimento gerencial sobre a obra em andamento, pois é dela a responsabilidade pela adequação da construção em razão de controlar e fiscalizar os trabalhos da construtora, se dela não for a responsabilidade também de construir. É dela a responsabilidade de obter os recursos financeiros necessários à execução da obra, pois, na maioria dos casos, os pagamentos efetuados pelos promitentes compradores durante a fase de construção representa a menor porção dos recursos necessários para a obra total. Se a obra for executada por ela, é dela a responsabilidade pela contratação e demissão de empregados, prestadores de serviço, seguro, compra do material, etc.”

A decisão do Ibracon atende aos preceitos da IFRIC 15, na preparação das demonstrações financeiras em International Financial Reporting Standards (IFRS) como emitido pelo International Accounting Standards Board (IASB).

Confira aqui o comunicado na íntegra.

 

via Cias Brasil.

Anúncios

Sobre Hildete Vodopives

Hildete de Moraes Vodopives is founder of Brazil Global and of the Harvard Strategists Bureau. She is a member of the Brazilian Investment Analysts Association (APIMEC-Rio) where she served as Corporate Relations Director and later, on the board. Hildete advises companies doing business in Brazil. She lives between Paris and Rio and is a member of the Harvard Club of Paris and of the Mercosur Women’s Forum.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: